1 de mar. de 2009

Arbom – livre

Você é livre? Consegue escolher o ar que respira?



O Festival Marreco foi responsável pela iniciativa inédita em Patos de Minas ao implantar o programa “Arbom – livre” no evento.
O “Arbom – livre” baseou-se no programa conhecido mundialmente como “carbon-free”, que objetiva contabilizar e compensar as emissões do GEE (gases efeito estufa - CO2, Metano, etc), minimizando os impactos produzidos direta ou indiretamente, individuais ou coletivos por pessoas, domicílios, empresas, eventos (no caso aqui o Festival Marreco) por meio do plantio de árvores nativas em áreas de nascentes e margens de cursos de água.
No Marreco contabilizou-se a emissão de aproximadamente 5,8 toneladas de CO2, para isso, levaram-se em conta as aproximadamente 700 pessoas que compareceram e trabalharam no evento. No cálculo foi considerado o consumo de eletricidade, gás, combustível, materiais de divulgação e a produção de lixo em toneladas.

A compensação por meio do plantio de 40 mudas na área de nascente do sítio veredas, Km 380 da BR 365, proprietário Sebastião Marques;
O mais importante da iniciativa é promover a sensibilização, a mobilização e a conseqüente conscientização da sociedade diante da problemática ambiental que tem suas causas nos hábitos e valores contemporâneos do ser humano.


*foto 1 (área do plantio)



*foto 2 (muda plantada)

Nenhum comentário: