10 de mar. de 2010

Você é Livre? Consegue escolher o ar que respira? As árvores do "Programa Sócio-Ambiental Arbom-Livre"...



O "Programa Sócio-Ambiental Arbom-Livre" é responsável pela consultoria ambiental dos eventos culturais do Coletivo Peleja e pelos projetos sócio-ambientais permanentes, todos eles pautado em diretrizes da Educação Ambiental Crítica. Atualmente o programa desempenha três projetos contínuos: "Cine Debate Arbom-Livre", "Sabão Peleja - Aquele que limpa sem sujar" e "Arbom-Livre Árvores".
O primeiro projeto realizado pelo "programa sócio-ambiental Arbom-Livre" foi o "Arbom-Livre Árvores" em 2008 no Primeiro festival Marreco, este projeto baseia-se no programa conhecido mundialmente como “carbon-free”, que objetiva contabilizar e compensar as emissões do GEE (gases efeito estufa - CO2, Metano, etc), minimizando os impactos produzidos direta ou indiretamente, individuais ou coletivos por pessoas, domicílios, empresas, eventos (no caso aqui eventos realizados pelo Coletivo Peleja) por meio do plantio de árvores nativas em áreas de nascentes e margens de cursos de água.
No Segundo Festival Marreco de Cultura Independente contabilizou-se a emissão de 8,89 toneladas de CO2, para isso, levaram-se em conta as aproximadamente 2000 pessoas que compareceram e trabalharam no evento. No cálculo foi considerado o consumo de eletricidade, gás, combustível, materiais de divulgação e a produção de lixo em toneladas.
A compensação foi feita por meio do plantio de 65 mudas na área de nascente do sítio veredas, Km 380 da BR 365,área disponibilizada pelo parceiro Elias Marques (um dos idealizadores do projeto), mesmo local que aconteceu o plantio referente ao Marreco 2008. Atualmente a área possui 110 árvores nativas (doadas pelo IEF) plantadas pelo Coletivo.
O plantio acontece anualmente por volta de novembro que é a melhor época para se plantar, o mais importante da iniciativa é promover a sensibilização, a mobilização e a conseqüente conscientização da sociedade diante da problemática ambiental que tem suas causas nos hábitos e valores contemporâneos do ser humano.
Veja as fotos do plantio 2009:



Em breve acompanhe o vídeo do plantio na TV Peleja.


"Vamos continuar fazendo nossa parte individualmente e coletivamente!" (depoimento de Yara Papala)



Olha como o oxigênio faz bem:




"Vamos nos nutrindo com os nossos sonhos, utopias de um outro mundo para todos os seres que aqui estão." (Palavras de Elias Marques)





"Me senti mais em contato com o mundo em si, contribui com uma fagulha que seja para a vida do planeta. Esse tipo de coisa evidencia uma certa vivencia fenomenológica de fusão com o mundo. Muito bom! E bora plantar mais!!!" (Depoimento de Lucas André de Paula)