30 de mar. de 2010

Festival traz destaques do Circuito Fora do Eixo a São Paulo



Espalhados pelos quatro cantos do país, uma rede de produtores, artistas e divulgadores possibilita a circulação de shows e discos de bandas independentes durante todo o ano, da Amazônia aos pampas gaúchos. A troca de informações e serviços entre os membros dessa teia fez com que o Circuito Fora do Eixo se tornasse referência na nova produção musical brasileira ao amparar-se em conceitos de empreendedorismo e economia solidária.

Os tentáculos do Fora do Eixo - criado no final de 2005 e que hoje inclui 59 festivais, 46 veículos de comunicação independentes, além de moedas complementares como Cubo Card e Goma Card – agora se estendem a capital paulista na forma de festival que pretende mostrar a força de expressões artísticas produzidas longe das metrópoles – e que têm ganhado projeção e reconhecimento nacional. O Festival é uma ação da Agência Fora do Eixo (agenciaforadoeixo.wordpress.com) que, com um escritório em São Paulo, irá auxiliar as bandas na gestão de suas carreiras.

Durante cinco dias, o público paulistano poderá conferir apresentações de nomes celebrados como Macaco Bong (Mato Grosso), Burro Morto (Paraíba) e Porcas Borboletas (Minas Gerais), ao lado de novas promessas - entre elas, Nevilton (Paraná), Mini Box Lunar (Amapá), Caldo de Piaba (Acre), Calistoga (Rio Grande do Norte) e Facas Voadoras (Mato Grosso do Sul). Reforçam a escalação do Festival Fora do Eixo (festival.foradoeixo.org.br) convidados ilustres, como Jards Macalé, Cabruêra (Paraíba) e Canastra (Rio de Janeiro).

As apresentações acontecem de 6 a 11 de abril, nas principais casas de show da cidade. Também integram a programação workshops, espetáculos de teatro e intervenções artísticas realizadas nas ruas e em locais que vão sediar o Festival.

Veja programação completa:

Terça, 6 de abril, às 20h
MINI BOX LUNAR + JARDS MACALÉ
Onde: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, Bela Vista
Quanto: Grátis

Quarta, 7 de abril, a partir das 23h
MACACO BONG + CALDO DE PIABA
Onde: Studio SP - Rua Augusta, 591

Quinta, 8 de abril, às 21h
CARDÁPIO CÉNICO: "Vendem-se Cenas"
As encenações acontecem em frente ao Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, Bela Vista).

Quinta, 8 de abril, a partir das 23h
BURRO MORTO + CABRUÊRA
Onde: Tapas Club - Rua Augusta, 1.246, Consolação

Sexta, 9 de abril, a partir das 23h
NEVILTON
INTERVENÇÃO TEATRAL: "Cena Num Bar"
Onde: Livraria da Esquina "A" - Rua do Bosque, 1.254, Barra Funda

Sábado, 10 de abril, a partir das 19h
FACAS VOADORAS + CANASTRA
Onde: CB - Rua Brigadeiro Galvão, 871, Barra Funda

Sábado, 10 de abril, a partir das 23h
CALISTOGA
Onde: Livraria da Esquina "B" - Rua do Bosque, 1.236 – Barra Funda

Domingo, 11 de abril, às 16h
PORCAS BORBOLETAS
14h – ESPETÁCULO TEATRAL: "Marias de Deus
Onde: Centro Cultural Rio Verde: Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena

PALCO FORA DO EIXO

Oficina Cultural Oswald Andrade - Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Entrada: Grátis
Telefone: (11) 3221-5558
Mais informações: www.palcoforadoeixo.blogspot.com

Sexta, 9 de abril
9h às 13h – Workshop: "Teatro em Espaços Alternativos" (Colméia Cultural e GUTE)
Comandada pelo ator Dado Marcondes, a oficina irá trabalhar a ocupação e transformação de espaços alternativos - como prédios abandonados, sala de estar de um simples apartamento, praças e viadutos - em novos palcos para encenações teatrais. A proposta é a de tornar a vivência de um espetáculo menos fria e mais confortável, através de maior troca entre artistas e público, compartilhando sensações novas. (20 vagas)

16h: Espetáculo Teatral "O Urso" - Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera
Escrita pelo russo Anton Tchékov no século XIX, "O Urso" fala sobre o encontro de um homem desiludido com as mulheres e desesperado em busca de dinheiro para pagar uma hipoteca com uma bela mulher fechada em seu luto. Satirizando o cotidiano de pessoas comuns, de forma simples e direta, o texto de Tchékov continua atual na montagem do Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera (nptsantaviscera.blogspot.com).


Sábado, 10 de abril
9h às 13h – Workshop de "Performance" (Enxame e Núcleo UHUU de Pesquisa em Performance)
Ministrado pelo Núcleo UHUU de pesquisas da UNESP (responsável pela realização do I Fórum Estadual da Performance, em 2007), o workshop pretende iniciar os participantes nos conceitos e práticas das artes performáticas, através de atividades envolvendo a dilatação do tempo, consciência corporal e percepção de si mesmo e do outro. (20 vagas)


Coquitail Espoleta - Cia Teatro e Bolso/Macondo Coletivo

16h – Espetáculo Teatral "Coquitail Espoleta" - Cia. Teatro de Bolso e Macondo Coletivo
Coquitail Espolet é um pocket-show estrelado pelos clowns Julieta (Cláudia Schulz) e Pandoira (Vanessa Giovanella) que, na tentativa de invadir o palco armado para a apresentação de uma banda, distraem o público com esquetes musicais explorando o universo de Amy Winehouse, Duffy, Beirut, Cat Power entre outros. É a primeira peça teatral concebido pela Cia. Teatro de Bolso, núcleo de pesquisas teatrais do Macondo Coletivo – em setembro de 2009 foi apresentado no Festival No Ar Coquetel Molotov, em Recife.


Informações à imprensa:

Agência Alavanca
Pamela Leme & Katia Abreu
(11) 7319-8840 / 8313-0573
imprensa@alavanca.art.br
www.alavanca.art.br

Nenhum comentário: