17 de nov. de 2008

Sobre:

Coletivo Peleja
Patos de Minas/MG


A Associação Peleja – Criação Cultural é formada por um grupo de artistas, de ambientalistas e sociólogos de Patos de Minas, divididos em setores específicos, que atuam na área cultural e sócio-ambiental, promovendo desde 2008, ações dentro do âmbito das artes integradas, com dedicação e seriedade na produção e execução de seus trabalhos. O Peleja é vinculado ao movimento nacional "Circuito Fora do Eixo", rede de trabalhos que estimula a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos.


Principais ações:

Festival Marreco de Cultura Independente



O Festival Marreco tem como proposta oferecer oportunidade aos artistas locais, e aos músicos do circuito independente, para exporem seus trabalhos autorais dentro de um espaço que proporciona a conexão de profissionais de várias áreas em diversas linguagens da cultura.

As diferentes programações e estímulos culturais desenvolvem e contribuem para a formação do público e para educação cultural da sociedade de Patos de Minas e região.

O Festival Marreco oferece oficinas e palestras, com o intuito de atingir metas de aproximação da arte com o cotidiano da sociedade, e desta maneira o Festival leva até as escolas da rede de ensino municipal e estadual um trabalho de troca entre educação e cultura.

A ação educativa que se estende às escolas e ao público em geral, tem o intuito de proporcionar conteúdo crítico e estético, levando informações de diversas linguagens artísticas que contemplem o universo das crianças, adolescentes e adultos.


Programa Arbom-Livre



O "Arbom-Livre" é um programa que simboliza o início de ações sócio-ambientais e educativas dentro dos projetos realizados pelo Coletivo Peleja. O “Arbom-livre” tem como referência o projeto conhecido mundialmente como “Carbom-free”, que objetiva contabilizar e compensar as emissões do GEE (gases efeito estufa – CO2, Metano, etc...)
No Festival Marreco, em 2008, contabilizou a emissão de aproximadamente 5,8 toneladas de CO2. A compensação ocorreu por meio do plantio de 40 mudas em área de nascentes. O momento do plantio envolve a comunidade e proporciona espaço de reflexão sobre o indivíduo como ator na realidade em crise que o cerca.


Coletivo de Moda

O Coletivo de Moda do Peleja, ainda em processo de estruturação, está sendo criado para fortalecer uma manifestação nova de estilistas e marcas independentes, com o intuito de agregar aos outros coletivos já existentes para uma maior difusão das atuais criações. A moda, querendo ou não, transforma e influencia a vida contemporânea. Além de vestir, abrigar, resolver, enfeitar, expressar, esconder, seduzir, significar...

Grito Rock e Noites Fora do Eixo:

“Fora do Eixo” é uma rede cultural dividida em 40 pontos no Brasil e foi criada em 2005. O objetivo é valorizar e incentivar a cultura urbana, para possibilitar o intercâmbio entre artistas nacionais. Uma plataforma para isso são os Festivais Grito Rock (que ocorre na período do carnaval em mais de 40 cidades do Brasil e da América do Sul) e as Noites Fora do Eixo que acontecem no decorrer do ano, dando um dinamismo na cadeia produtiva de circulação.

Nenhum comentário: