7 de dez. de 2009

Circo legal não tem animal! Nota de repúdio.


Vimos através deste manifestar o repúdio à série de apresentações do “Circo Portugal”, que estreou em Patos de Minas, no dia 04 de dezembro. Infelizmente o Circo em questão, ainda faz o medieval uso de animais nos seus espetáculos.
O circo, com animais, carrega em seu conteúdo muita CRUELDADE nos bastidores das lonas que encobrem um complexo de tortura cujo único objetivo é subjugar o animal pelo pavor e dor para que o mesmo responda ao adestramento.
Os animais sofrem privações constantes, são treinados de forma cruel, com chicotadas, choques elétricos, dentes e garras são retirados e, em muitos casos, não são alimentados.A falta de assistência médico-veterinária, as longas distâncias percorridas e as minúsculas jaulas nas quais os animais passam toda a sua vida os causam muito sofrimento.
Os animais são retirados do seu habitat e obrigados, a custa de treinamentos cruéis, a exibir comportamentos que não são naturais da sua espécie.
Para o analista ambiental do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Anderson Valle, as manifestações culturais devem ser condizentes com valores éticos. "Não há sentido em ver animais serem submetidos a maus-tratos”, afirmou. Além dos treinamentos cruéis, o analista registrou outra questão que preocupa o órgão ambiental – o abandono dos animais depois de velhos ou doentes.
As crueldades são desconhecidas da maioria de nós e de nossas crianças que aprendem, inocentemente e por falta de conscientização e educação significantes, a aplaudir a dor de seres viventes que não têm voz e nem vez na sociedade.
Não participe das crueldades aos animais camufladas aos nossos olhos.
No Brasil, a atividade é proibida em 06 estados e em mais de 50 cidadesNo Brasil, a atividade é proibida em 06 estados e em mais de 50 cidades, tais como Pernambuco e Rio de Janeiro.
Solicitamos também uma reunião entre as Associações e cidadãos indignados, a Excelentíssima Prefeita e o responsável pelo Circo Portugal, para fins de esclarecimento.
Circo legal não tem animal!

O Coletivo Peleja, ASPAA, Coletivo Casulo, Sub - Cena Produções,Arrepio Produções, dentre outros, expressam aqui sua nota de repúdio.


Não freqüente circos que tenham animais.

Circo legal não tem animal!

Nenhum comentário: