30 de jul. de 2010

REUNIÃO COM AS BANDAS PATENSES

Neste domingo (1º de Agosto), às 19h no Espaço Peleja, Rua Teófilo Otoni, 109, esq. com Rua Juca Mandu - Centro haverá reunião com as bandas patenses com o objetivo de organizar uma cena musical massa em Patos de Minas.
É muito importante a presença de pelo menos um de cada banda ou grupo local na reunião.

Esperamos todos lá!

25 de jul. de 2010

CIRCUITO FORA DO EIXO LANÇA CONCURSO DE VALORES


O Circuito Fora do Eixo sela a parceira feita com a ONU (Organização das Nações Unidas), com o concurso Valores Fora do Eixo, que tem por objetivo promover os valores enunciados na Carta de Princípios do Circuito Fora do Eixo em consonância com a campanha Mostre Seu Valor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


A escolha de "valores de vida" surgiu após a campanha Brasil Ponto a Ponto, que escutou mais de meio milhão de brasileiros para definir o tema do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2009/2010. Valores de vida são valores humanos quando praticados, tais como respeito, responsabilidade, tolerância, convivência pacífica, entre outros.


A proposta visa a diversidade de segmentos artísticos, sendo possível concorrer nas categorias Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual ou Outros. O concurso se estende além das fronteiras nacionais. Poderão ser inscritos projetos em português e espanhol, dando continuidade ao diálogo que o CFE vem estabelecendo nas Américas do Sul e Central.


A Comissão Julgadora será composta por jurados indicados pela Organização do Concurso Valores Fora do Eixo, sendo estes representantes do PNUD, CFE e profissionais de reconhecida atuação em cada categoria.


Os selecionados receberão vasta exposição através de mecanismos como veiculação através de outros parceiros do PNUD no relatório de Desenvolvimento Humano, Divulgação de destaque no site oficial do Concurso (valores.foradoeixo.org.br) e no site oficial da campanha Mostre Seu Valor (www.mostreseuvalor.org.br), Veiculação na Mostra Itinerante Valores Fora do Eixo, que passarão em no mínimo 5 festivais do Circuito Fora do Eixo, entre setembro e dezembro 2010: Calango, Jambolada, Varadouro, Transborda e Macondo Circus, Hospedagem e alimentação nos festivais onde se realizarem a Mostra Itinerante Valores Fora do Eixo. No caso do audiovisual, ingressarão no catálogo do Clube de Cinema Fora do Eixo e serão veiculados em cineclubes que integram toda a rede de AV do CFE.



CONCURSO

O Concurso Valores Fora do Eixo é uma realização do Circuito Fora do Eixo e tem como parceiro o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Concurso Valores Fora do Eixo tem por objetivo promover os valores enunciados na Carta de Princípios do Circuito Fora do Eixo em consonância com a campanha Mostre Seu Valor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


INSCRIÇÃO

As inscrições estarão abertas de 14 de julho de 2010 até 28 de agosto de 2010. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no endereço www.valores.foradoeixo.org.br, e após preencher a ficha, deverá enviar os anexos para o email mostreseuvalor@foradoeixo.org.br, até às 23h59 de Brasília (DF) da data de encerramento referida.


O Regulamento ficará à disposição dos interessados no portal www.valores.foradoeixo.org.br e nos endereços ali indicados.

19 de jul. de 2010

Lançamento do albúm "The Lucid Amp" da banda Erbert Richard

A banda patense Erbert Richard vinculada ao Coletivo Peleja lançará nessa quinta-feira, dia 22 de julho, seu primeiro álbum entitulado “The Lucid Amp”. Com 11 faixas o CD contará com as já conhecidas faixas Lay On My Shoulder, Time, Better You Run e Too Long. A banda iniciou o processo de gravação no final de 2008 e gastou aproximadamente um semestre para a conclusão do projeto que os levou a participar do Festival Marreco em Patos de Minas e do renomado Festival Jambolada em Uberlândia, tocando ao lado de bandas como Sepultura, Pato Fu e Black Drawing Chalks. O lançamento do álbum ocorrerá às 23h no Liverpool Pub, situado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, número 3401 no Bairro Planalto.

Conheça o som da banda Erbert Richard.

15 de jul. de 2010

III Congresso Fora do Eixo


Estão abertas as inscrições para as etapas regionais do III Congresso Fora do Eixo. Seis congressos regionais serão realizados entre agosto e setembro deste ano, nas cidades Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Carlos (SP), Santa Maria (RS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário referente a sua respectiva região, disponível na página virtual www.foradoeixo.org.br/congresso, ou no final deste texto. Lá também é possível conferir as datas em que os eventos serão realizados.

Após as regionais, acontecerá a etapa nacional do III Congresso Fora do Eixo, que será realizada entre os dias 10 e 17 de outubro, em Uberlândia (MG). Estima-se que pelo menos duzentas pessoas participarão desta etapa do projeto.

Esta terceira edição conta com o patrocínio do Programa Cultura e Pensamento. Trata-se de um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que selecionou oito projetos neste ano de 2010.

Sobre o congresso - O Congresso é uma das maiores ações da rede Circuito Fora do Eixo e seu histórico vem demonstrando a capacidade de aglutinar e mobilizar grupos para discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural. Já foram realizados dois congressos: em Cuiabá-MT, pelo Espaço Cubo, e em Rio Branco-AC, pelo Coletivo Catraia. Os intensos debates originaram a Carta de Princípios e o Regimento do Circuito Fora do Eixo, além de referenciarem o evento como um indicador da musculatura desta rede.

Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, por meio da música independente. Hoje conta com 50 coletivos e com representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.

Em 2010, o III Congresso Fora do Eixo terá como anfitrião o Coletivo Goma de Uberlândia-MG, e por uma semana receberá debatedores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, dentre os quais: economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária, e ainda como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura.

Além dos Pontos Fora do Eixo, o debate será aberto a outros grupos e indivíduos que tenham o interesse em participar. Ressalte-se que todos os conteúdos serão disponibilizados na internet a exemplo dos anos anteriores. A programação prevê: Pela manhã: Mesas Redondas com a participação de profissionais e gestores – todos ligados aos temas já citados – convidados para a ocasião. A meta é abordar o processo de construção de redes de cooperação, promovendo a transversalidade entre a cultura e outras áreas sociais que encontram em organizações coletivas o foco de atuação. Pela tarde: Grupos de Trabalhos, enfocando desde a apresentação de projetos concluídos à proposições para o planejamento dos anos 2010/2011.

Os Grupos de Trabalho serão divididos entre os eixos: Sustentabilidade; Comunicação; Circulação; Distribuição e Produção; Tecnologia de Som e Luz . Espera-se, assim, alcançar como resultados: a) A Formação de novas lideranças nos coletivos de cultura, com a qualificação dos indivíduos para gestão; b) Disseminação dos valores de cooperação, coletivismo e processos rizomáticos, tais como o experimentado no Circuito; c) Preparação de agentes produtivos para uma prática reflexiva do fazer cultural do ponto de vista simbólico, econômico e cidadão; d) A Elaboração do Programa Fora do Eixo 2010/2011, contemplando os setores de circulação, distribuição, comunicação, sustentabilidade e tecnologia.

AGENDA

* Congresso FDE - Etapa Centro-Oeste
Quando - 11 - 14/08
Onde - Brasília-DF
Como se inscrever - Formulário de inscrição

* Congresso FDE - Etapa Nordeste
Quando - 18 - 22/08
Onde - Fortaleza (CE)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição

* Congresso FDE - Etapa Norte
Quado - 27 - 29/08
Onde - Belém (PA)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição

* Congresso FDE - Etapa Sudeste - MG/ES
Quando - 15 - 17/09
Onde - Belo Horizonte (MG)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição

* Congresso FDE - Etapa Sudeste - SP/RJ
Quando - 19 - 22/8
Onde - São Carlos (SP)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição

* Congresso FDE - Etapa Sul
Quando - 20 - 22/08
Onde: Santa Maria (RS)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição

13 de jul. de 2010

Tour Fora do Eixo de Julho com a banda Vandaluz

Começa hoje mais uma Turnê Fora do Eixo com a banda Vandaluz. A banda que também viajou no mês passado com o Porcas Borboletas e com Os Rélpis se apresentará hoje às 17h no Festival Tirando o Mofo, idealizado pela banda Seu Juvenal (Uberaba-MG) em Ouro Preto. O evento contará também com as bandas Uganga, Consciência Suburbana, Antissistema, The Dead Rocks e claro Seu Juvenal e Vandaluz. Sem contar que acontecerão também oficinas de produção cultural e venda e divulgação de materiais das bandas.

A turnê do Vandaluz se extende entre os dias 13 a 25 de julho e ocorrerá em cidades de Minas Gerais e Bahia. Confira as datas e locais dos shows da banda:

13/07 - Ouro Preto Estacionamento do Centro de Convenções - 17h
17/07 - Mariana Praça Gomes Freire - 17h
18/07 - Ipatinga (Vale do Aço) – Caverna
22/07 - Vitoria da Conquista (Bahia) Viela Sebo-Café - 19h
24/07 - Montes Claros CASA FORA DO EIXO Montes Claros - 20h
25/07 - Ribeirão das Neves - Sítio Gigidad - 16h

8 de jul. de 2010

Editais Música Minas 2010 - Circulação e Intercâmbio Cultural

O Programa Música Minas 2010 será realizado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com o Fórum da Música de Minas.

Seguem abaixo os Editais (e Anexos) de Circulação e Intercâmbio Cultural, publicados pela Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Clóvis Salgado no Minas Gerais - Diario da Imprensa Oficial do dia 30/06/2010.

EDITAL DE CIRCULAÇÃO - inscrições até dia 25/07/2010

EDITAL DE INTERCÂMBIO CULTURAL (PASSAGENS)