23 de nov. de 2009

I Sarau Cultural

Quer cultura, arte e bom gosto na sua noite em Patos de Minas?

O Coletivo Peleja, com o objetivo de mobilizar ações que fomentem o espaço para a arte e a cultura alternativa na cidade, realiza o primeiro SARAU CULTURAL, em parceria com o Restaurante Alecrim em Patos de Minas.
O Sarau Cultural será regado de muita arte e bom gosto, e surge como uma alternativa à grade de entretenimentos da noite Patense. O evento contará com diversos atrativos como: música ao vivo, com diversos músicos da cidade, recital de poesias, mostra de artes plásticas, vídeo instalação, exposição de moda alternativa e é claro, a boa culinária oferecida pelo Restaurante Alecrim.

O Sarau Cultural acontecerá no dia 27 de novembro (Sexta), a partir das 21 horas no Restaurante Alecrim ( Rua General Osório 156 - Centro).





O Coletivo Peleja e o Restaurante Alecrim, convidam a todos que apreciam uma boa programação cultural para uma noite de diversas trocas artísticas e poéticas.

17 de nov. de 2009

Dentro do programa “Arbom-Livre” o Peleja desenvolveu mais um projeto sócio-ambiental...



“Aquele que limpa sem sujar: Sabão Peleja.”

Estudos sobre problemas ambientais provam de maneira bastante clara que a falha não está só na falta de informação ou no desconhecimento dos problemas, mas na sensação de distância da ação individual e coletiva.
Podemos individualmente tomar várias medidas para mitigar os nossos impactos sócio-ambientais, uma delas é pensar no destino do óleo de cozinha.
Se o óleo for despejado na pia polui a água de tal forma que depois fica muito difícil o tratamento, cerca de uma gota de óleo tem a capacidade de comprometer 10.000 litros de água.

Muita coisa que consideramos lixo, na verdade, é um potencial latente de tornar-se outra coisa, o óleo é um exemplo disto, depois de fritar sua batata frita ele ainda é uma ótima matéria prima para fazermos sabão!
Dentro desta premissa a Associação Peleja – Criação Cultural tornou-se um ponto de coleta de óleo de cozinha. A partir de agora junte seu óleo numa garrafa peti de 2 litros e traga para nossa sede (Rua Teófilo Otoni, 109 – Centro), você sairá de lá com alguns sabões numa mão e uma atitude de cidadania na outra.

Mais informações: 34 4103 0057/9166 2193 (Maíra)

2°Observatório Fora do Eixo - Conferência Livre de Comunicação para Cultura



A procura de estabelecer um núcleo de pesquisa que apresente e estude estas novas tecnologias sociais, o Circuito Fora do Eixo inaugurou no início de agosto o projeto Observatório Fora do Eixo, tendo todos os debates permeados pelo âmbito da Ecosol - Economia Solidária. Desta vez, abre as portas para uma das frentes que tem se desenvolvido ao longo do ano - A Comunicação.

A proposta central continua focada em estimular a difusão, análise e sistematização do conhecimentos produzidos neste período, através de seminários e debates virtuais. O objetivo é nitido, promover a troca de conhecimento, experiências - e claro, tecnologias -, ação típica deste movimento.

Assim como a sua primeira edição, a plataforma que receberá o projeto será o Portal Fora do Eixo - o conector virtual de todos os 50 pontos coletivos integrados a rede. Todas as palestras serão transmitidas via Web Rádio Fora do Eixo, enquanto as dúvidas e sugestões serão enviadas via Freenode (plataforma de bate-papo), na sala do Observatório.

O Observatório acontecerá de 16 a 20 de novembro, no formato de Conferência Livre de Comunicação para a Cultura, que privilegia ainda os temas relacionados a CONFECOM - Conferência Nacinal de Comunicação e estimula debates que fomentam questões da Comunicação Social. Para tanto, foram convidados especialistas nesta área, divididos entre os eixos "Movimentos da Comunicação Social", "Rádios e Tv's Comunitárias", "Laboratórios de Comunicação Universitária", "Portais e redes de movimentos livres", finalizando com "Software Livre", tema que atualmente são amplamente discutido pelos participantes da rede, desde o 2º Congresso Fora do Eixo, no fim de setembro, em Rio Branco, Acre.

Metodologia - Nos cinco dias em que acontecem, as atividades se iniciam às 20:00 (horário de Brasília), e cada um deles é dividido em dois momentos: os Grupos de Discussão (GDs) e Grupos de Trabalho (GTs). Cada dia será mediado por um agente do Circuito, além de contar com uma palestra do convidado. Os cinco grupos de trabalho são Redação, Audiovisual, Web Rádio, Agência e Fora do Eixo Card (no mesmo dia) e finalizando Fora do Eixo Discos e Sonorização. Os dois últimos grupos serão abordados pela perspectiva de trabalho do núcleo de Assessoria de Comunicação do Circuito.

11 de nov. de 2009

# Primeiro Ep da banda Rinoceronte é lançado pelo projeto Compacto.REC #

Após lançamentos de bandas renomadas do cenário independente nacional, como o Porcas Borboletas, no qual foram registrados mais de 3.000 downloads, o Compacto.REC deste mês disponibiliza na íntegra o primeiro registro físico da banda gaúcha Rinoceronte, que atua com o Coletivo Macondo, de Santa Maria.

Banda Rinoceronte - Lançamento deste mês do Compacto

Fomentar produções que apresentem uma qualidade estética superior, e que não estejam necessariamente ligadas aos grandes centros políticos: a concepção do Circuito Fora do Eixo encontra um dos seus maiores expoentes na banda Rinoceronte, de Santa Maria, cidade gaúcha de apenas 270 mil pessoas, mas que se encontra em posição estratégica, no centro do estado.

A banda, que investe numa sonoridade que vai na contramão dos moldes do já estabelecido ''rock gaúcho'' - que geralmente privilegia referências oitentistas e brit-pop - se coloca num espaço que fica entre o rock setentista e o stoner rock contemporâneo, influência comprovada até mesmo na presença de palco dos integrantes da banda.

MACONDO COLETIVO
Além dos palcos, a banda integra as ações do Macondo Coletivo, coletivo integrado ao Circuito Fora do Eixo e que atua desde 2004 na produção cultural independente, agregando transversalidade das artes, através de ações que englobam os campos da música, teatro, artes plásticas, cinema, entre outros. Juntamente com as atividades, o coletivo também desenvolve o Festival Macondo Circus e espaços como a Sala Dobradiça, espaço expositivo potencialmente flexível que visa a difusão de propostas visuais de artistas novos, tanto do Brasil quanto do exterior.
O Macondo Coletivo integra o Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.

COMPACTO REC
O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Os últimos lançamentos deste ano foram Porcas Borboletas (MG) e Boddah Diciro (TO). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.

SOBRE O CD
O primeiro lançamento da banda mostra amadurecimento em termos de qualidade técnica e estética. O garage/stoner da banda consegue aliar momentos de peso que soam quase heavy metal, como em "Anda no Ar", com passagens que imprimem uma abordagem mais pop ao estilo, como nos vocais de "Chaves e Segredos". Fechando ainda o disco, há toda a energia rocker de "O Choque", que cumpre o prometido pela banda. Um ponto importante a ser destacado na produção do CD é o conceito visual da capa, elaborado pelo coletivo de dsigners Bicicleta Sem Freio, cujo trabalho pode ser visualizado no clipe da música "My Favorite Way", da banda Black Drawing Chalks (GO), videoclipe que concorreu na edição de 2009 do VMB nas categorias Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do Ano. A banda, que está na Coletânea Fora do Eixo 2009, terá o seu EP primeiramente disponível apenas para download, e será distribuído nacionalmente pela Fora do Eixo Discos.

Acesse e baixe o EP Rinoceronte: http://compactorec.foradoeixo.org.br

4 de nov. de 2009

Conservatório Municipal abre vagas!



O “Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa”, de Patos de Minas, abrirá vagas para novatos!

As inscrições ocorrem no próprio Conservatório nos dias 09 e 10 de novembro de 2009, nos horários de 07:30 às 11h e 13h às 20h.

Informações: (34) 3822 – 9668